Confira os benefícios dos alimentos verdes para a saúde

Os benefícios dos alimentos verdes são essenciais para um bom funcionamento do organismo. Indicados por especialistas, brócolis, couve, pimentão, espinafre, abacate, alface, rúcula, etc, figuram na lista de nutrientes poderosos. Ricos em ferro, fibras, antioxidantes, vitamina C e com baixas calorias, eles auxiliam na desintoxicação do corpo. Segundo a nutricionista Fúlvia Gomes , frutas, verduras e legumes na coloração verde, trazem diversas melhorias à saúde.

“O consumo de folhas verdes inibe o envelhecimento precoce e auxilia no bom funcionamento do intestino. Outro benefício dos vegetais verdes é a boa quantidade de clorofila, substância nutritiva que previne patologias”, complementa a nutricionista.

Segundo Fúlvia, é fácil incluir esses alimentos na dieta, pois eles podem ser consumidos de diversas formas. Algumas delas são: em saladas, refogados, cozidos em sopas, enrolando alimentos ou em sucos e vitaminas. “São muitas as opções para que a pessoa possa variar e não enjoar de ingerir esse tipo de alimento. Na lista dos mais favoráveis estão: a couve e o brócolis devido a quantidade de benefícios nutricionais, já que eles são considerados alimentos funcionais”, comenta Hazarabedian.

Os benefícios dos alimentos verdes:
1 – Ajuda no emagrecimento – Grande maioria dos alimentos verdes são de baixa caloria e ricos em fibras. Para os interessados, esse fato ajuda a aumentar a sensação de saciedade, se tornando um aliado de dietas para emagrecer.
2 – Protege de problemas oculares – O espinafre, por exemplo, é fonte de luteína e zeaxantina, substâncias com propriedades antioxidantes que ajuda a proteger as vistas.
3 – Colabora no combate a infecções – Alguns alimentos verdes, além de possuírem muitos nutrientes, contam com vitaminas A e C, importantes aliados no combate a infecções.
4 – Aumenta o sistema imunológico – Neste tópico, a couve é uma grande aliada por conter vitamina C, poderoso antioxidante.
5 – Auxilia na cicatrização da pele – Esse é um benefício do limão, por exemplo, que também ajuda a melhorar o funcionamento do sistema imunológico e previne gripes e resfriados. A fruta também atua como anti-inflamatório natural, protegendo as células e diminuindo o colesterol ruim.

Edição: Matheus Santos/Colaborador

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *