Quem possui gastrite e outros problemas que envolvem uma grande produção de acidez no estômago,sabe como é vasta a lista de alimentos que pioram o problema. Até mesmo comidas e bebidas naturais podem causarrefluxo e azia. Nesse sentido, será que a laranja faz mal para a gastrite?
Saiba que a fruta é uma das “vilãs” de quem possui a inflamação, aguda ou crônica, da mucosa do estômago. Segundo dados da Organização mundial da Saúde (OMS) mais de 2 milhões de pessoas sofrem de gastrite no mundo. E a doença pode ser muito mais perigosa do que se imagina.
Caso não seja cuidada como se deve, a gastrite pode evoluir para problemas mais graves, como o câncer. E uma das maneiras de tratá-la é tendo cautela com a alimentação.
Quem tem gastrite pode comer laranja?
Assim como as frutas cítricas, a cafeína também pode irritar o estômago (Foto: depositphotos)
Geralmente as frutas cítricas e comidas ácidas costumam irritar ainda mais as paredes do estômago. E entre esses alimentos proibidos para quem possui gastrite está destacada a laranja.
Mas existe um tipo de laranja que não faz mal para quem possui gastrite, pelo contrário; ajuda a tratar. A laranja lima não agride o estômago e deve ser adotada na dieta, podendo ser consumida de quatro a cinco porções por dia.
Alimentos que prejudicam a gastrite
Além da laranja, todas as frutas consideradas cítricas são proibidas para quem sofre de refluxo e/ou azia. Entre elas estão o abacaxi, limão, acerola, kiwi, caju, cidra, entre várias outras.
E se esses alimentos naturais são vilões para quem possui gastrite, os industrializados devem ser completamente riscados da lista de compras de quem tem o problema.
A ingestão de ketchup, mostarda, molhos, (condimentos industrializados no geral), refrigerantes, chocolate, biscoitos, pimentas, salgadinhos, goma de mascar e bebidas alcoólicas também deve ser dispensada para evitar a piora da gastrite.
A cafeína e muitos tipos de chá também podem ajudar a agravar a situação, assim como a ingestão de cebola, alho, pimentão e tomate.
Cada organismo funciona de uma maneira e toda gastrite é individual,possuindo sintomas e características, muitas vezes, únicas em cada paciente. No entanto, nem todas as pessoas são sensíveis à acidez de algumas frutas, por exemplo.
Por isso, conheça seu corpo e preste sempre atenção em qual tipo de alimento piora a sensação de queimação. Fique atento caso os sintomas apareçam e procure com urgência uma consulta com um especialista da área.
Alimentos que ajudam a combater a gastrite
Muitas frutas pioram os sintomas de gastrite. Mas não é necessário excluir todos esses alimentos de suas dietas; existem também diversos alimentos naturais que ajudam a combater o problema.
Além da laranja lima, frutas como maçã, banana, mamão, melão, pera, melancia e goiaba também não agridem o estômago e podem ser consumidas, tanto in natura, como em forma de suco.
Sucos naturais para tratar a gastrite
Suco de aloe vera
Devido ao seu poder cicatrizante, o suco de aloe vera (também chamado debabosa), contribui para curar as feridas ocorridas no estômago em decorrência do excesso de acidez.
Suco verde
Uma mistura feita com couve e salsinha, o suco verde é uma bebida natural extremamente rica em clorofila. Com propriedades antioxidantes e energizantes, a receita é algo essencial quando o assunto é recuperação do estômago.
Suco de pera
Feita com quatro peras maduras e meio copo de água, o suco de pera é rico em substâncias que ajudam a diluir o ácido do estômago, contribuindo para a redução de queimação, azia e outros problemas estomacais.
Causas da gastrite
A gastrite pode ser ocasionada por agentes que provocam irritações ou infecções no estômago, atacando o revestimento do muco. Segundo o especialista Juliano Pimentel, esses agentes podem ser certos tipos de medicamentos, álcool, drogas e algumas infecções.
Ainda de acordo com o médico, a ingestão em excesso de bebidas e alimentos que aumentam a acidez do estômago e ainda a má alimentação e oestresse, também podem ser grandes desencadeadores da enfermidade.
Já a gastrite crônica pode ser ocasionada pela bactéria Helicobacter pylori, doenças autoimunes, cirurgias gástricas e a Doença de Crohn.
Sintomas da gastrite
- Queimação no estômago;
- Perda de apetite;
- Aumento do fluxo de saliva;
- Mau hálito;
- Vômito;
- Constipação;
- Estresse;
- Inquietação;
- Dor de cabeça;
- Palidez;
- Fraqueza;
- Perda de peso;
- Diarreia.
Fonte: Remédio Caseiro R7
posso tomar omeprazol, estou com refluxo e estomago rnchado
Elizete, antes de tomar qualquer medicamento procure orientação médica.