Tocar instrumento musical ajuda na saúde mental, diz estudo

A análise revelou impactos emocionais positivos que a música pode gerar em tempos de pandemia

Escrito por Redação via Redação Minha Vida

saúde mental se tornou um dos tópicos mais comentados nos últimos tempos. Com o período de isolamento social adotado mundialmente, como forma de conter o novo coronavírus, muitas pessoas passaram a enfrentar uma série de impactos psicológicos – desde ansiedade até episódios depressivos.

Para entender como a mente é afetada por fatores externos, a plataforma de streaming de música Spotify encomendou um estudo científico que revelou um dado interessante: cerca de 89% dos adultos afirmaram que se sentem mais felizes e relaxados ao tocarem um instrumento musical.

A pesquisa foi conduzida como um complemento da experiência proposta por Niall Breslin em seu podcast, chamado “Where Is My Mind?“. O apresentador entregou mais de 400 ukuleles para seus espectadores, propondo que todos aprendessem a tocar a mesma música. Com isso, foi possível demonstrar o impacto do instrumento no humor de cada pessoa durante a quarentena.

Resultados positivos

O estudo, realizado no Reino Unido e publicado no site Consequence of Sound, apontou que 56% das pessoas entrevistadas disseram que se sentem relaxadas ao tocar um instrumento musical. Outras 48% se sentem mais satisfeitas com o ato e 43% disseram se sentir em paz.

Os dados demonstraram também que o instrumento é a opção principal de 75% dos britânicos na hora de escolherem um método para aliviar o estresse do dia a dia. Para 54% dos entrevistados, a melhor hora de tocar é após um dia estressante de trabalho. Já 34% praticam quando há preocupação com dinheiro e 30% ao apresentarem ansiedade.

A pesquisa revelou que mais de um terço das pessoas alegaram que tocar um instrumento é uma ação que promove um “senso de propósito na vida”. Com os resultados da análise, foi possível observar o forte potencial positivo que a música pode ter em relação à saúde mental de quem a pratica.

Como manter a saúde mental na quarentena

Se você se sente desmotivado(a), estressado(a), ansioso(a), entediado(a) ou solitário(a) durante o isolamento, saiba que você não é único(a). O momento atual possui muitos fatores de estresse que podem afetar seu equilíbrio. Por isso, é importante investir em atividades para fazer a manutenção da sua saúde emocional, como:

  • Medite, alongue-se, pratique exercícios de respiração profunda ou mindfulness
  • Converse todos os dias com alguém
  • Faça boas ações a você e aos outros
  • Faça atividades que você goste
  • Siga uma dieta saudável sem grandes restrições
  • Pratique algum exercício físico, pois eles liberam serotonina, que dá a sensação de prazer, e são benéficos para a saúde e o sistema imunológico

Veja outras formas de cuidar do emocional durante a pandemia.

Cuidados com a saúde mental

7 aplicativos que te ajudam a cuidar da sua saúde mental

6 dicas para cuidar da saúde mental de idosos no isolamento

12 apps liberados para fazer exercício em casa na quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *