Perguntas e Respostas sobre a doação de sangue

Dia Mundial do Doador de sangue é comemorado em 14 de junho. A data serve para estimular as pessoas a procurarem mais os hemocentros e hospitais de suas cidades para realizar essa boa ação. Nos meses mais frios do ano, o estoque de líquido vermelho cai bastante.

Isso acontece, em parte, porque no outono e no inverno aumentam os casos de viroses e outras infecções, doenças que impedem a retirada de sangue por um tempinho. Você quer doar sangue, mas não sabe direito o que fazer ou aonde ir? Seus problemas acabaram! Abaixo você confere as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto:

Quem pode doar?

Qualquer pessoa com idade entre 18 e 67 anos que pese mais de 50 quilos. Jovens de 16 ou 17 anos também estão aptos, desde que tenham o consentimento dos pais ou dos responsáveis.

Quanto tempo demora?

A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local.

O procedimento oferece algum perigo?

Não. A doação é totalmente segura e não apresenta nenhum risco. Os materiais utilizados, como a agulha e os cateteres, são descartáveis.

Quanto sangue é retirado?

São 450 mililitros. Esse volume pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Mas meu corpo não vai sentir falta desse sangue?

Não. Nós possuímos cerca de 5 litros do líquido vermelho circulando pelos vasos. A retirada não prejudica em nada: o organismo repõe e alcança os níveis normais em até 72 horas.

Onde eu posso doar?

Nos principais hospitais e hemocentros próximos da sua casa. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde ou das secretarias de saúde estaduais e municipais.

Fonte: Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *