MAIO AMARELO

O mês, a cor e até o símbolo da campanha dedicada à segurança viária não foram escolhidos por acaso

Maio Amarelo já ficou conhecido até internacionalmente como um mês em prol da segurança viária, com o intuito de salvar vidas nas vias e rodovias de todo o planeta, mas você sabe por justamente este mês e esta cor foram escolhidos para representar essa luta?

maio_amarelo

Sim, tudo tem uma explicação… A escolha de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da ONU (Organização das Nações Unidas) ter instituído a Década da Ação para Segurança no Trânsito no mês de maio de 2011, daí a referência atual.

A cor, claro, também tem uma motivação. O amarelo foi escolhido por simbolizar “atenção no trânsito”, uma referência mundialmente conhecida nos faróis de trânsito, por exemplo.

Mas não é só isso. Até o laço, símbolo do Maio Amarelo, não surgiu “do nada”. Aliás, muito pelo contrário, o objeto já é quase referência em campanhas similares como o Outubro Rosa, em prol do combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul, contra o câncer de próstata. Mas por que utilizar o laço que remete à luta contra doenças para uma campanha de trânsito? Pois, segundo os organizadores do Maio Amarelo, os acidentes no trânsito já viraram uma epidemia.

Em 2016, quando a campanha completa três anos de existência, dois temas foram eleitos para terem o trabalho educativo intensificado: o uso do cinto de segurança e o excesso de velocidade, fatores que impactam no aumento de mortes e que estão mais do que presentes no “universo” dos caminhões.

Fonte: Planeta Caminhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *