Doenças de Verão Mais Comuns em Crianças

O verão brasileiro é uma delícia tanto para os pais, quanto para as crianças! É época de festa, férias e muita diversão! Para que o verão de seu filho seja muito divertido é muito importante que você cuide da saúde dele, prevenindo-o das doenças mais comuns da época.

Excesso de sol

O sol em excesso é um dos grandes vilões do verão. E impedir que seu filho fique muito tempo exposto ao sol pode ser uma tarefa bastante difícil, mas é extremamente necessário e muito importante.

O excesso de exposição ao sol pode trazer diversos problemas de saúde, especialmente às crianças, como:

  • Insolação: reação do organismo devido ao excesso de exposição ao sol e pouca ingestão de líquidos, especialmente a água. A insolação causa: náuseas, tontura, mal estar, dor de cabeça e pode causar febre. Para evitar que seu filho tenha insolação, controle o horário em que ele pode brincar ao sol (antes das 10 h e depois das 16 h) e ofereça muitos líquidos! Se seu filho tiver menos de seis meses, nada de sol!
  • Queimaduras de sol: podem ser gravíssimas e causar muito desconforto, além de facilitar o surgimento e desenvolvimento do câncer de pele. Em casos extremos, além da dor podem causar tonturas, vômitos, desidratação. Para evitar, controle o tempo de exposição ao sol e aplique protetor solar na pele de seu pequeno!

Alimentação

É normal que durante as férias de verão os adultos abusem da alimentação. Os filhos, no entanto, devem passar imunes a seu péssimo hábito. Não importa se você está com seu filho em casa ou viajando, a alimentação deve ser balanceada e de qualidade.

  • Intoxicação alimentar: muito cuidado com alimentos comprados durante o verão, especialmente as guloseimas da praia e clubes. A conservação dos alimentos também deve ser priorizada e feita da forma correta para evitar que eles estraguem e a proliferação das bactérias. A higiene é fundamental, inclusive durante o preparo.
  • Desidratação: pode ser causada por intoxicação alimentar ou falta de ingestão de água e líquidos. A desidratação é muito perigosa, especialmente para crianças. Ela pode ser causada por diarréias, vômitos, ser sintoma ou causada por vírus.

Doenças de pele

As doenças de pele também são muito comuns no verão. Além das queimaduras de sol, existem outras que merecem atenção.

vacina

  • Bicho de pé: É causado por pulguinhas que se procriam no verão. É muito fácil de ser encontrado na areia, mas também pode ser encontrado em locais onde têm animais domésticos.
  • Micoses: É uma infecção causada por fungos encontrados em locais úmidos. Causam coceira e lesões na pele.
  • Picadas de insetos: Assim como as pulgas, os insetos adoram o verão para se proliferar. É bastante comum o aumento de picadas de insetos nos pequenos nessa época. Uma excelente opção é a utilização de um bloqueador.

Outras doenças do verão

  • Dengue: Doença perigosa e grave. Muito cuidado com picadas de insetos e regiões onde está tendo surto de dengue.
  • Conjuntivite: Pode ser alérgica, viral, solar ou bacteriana. Ao primeiro sinal de olhos inflamados, procure um médico imediatamente.
  • Otite: São as terríveis infecções no ouvido. São muito doloridas e causam muito desconforto. A causa mais comum é a entrada de água da piscina, do banho ou do mar no ouvido da criança.

Fonte: Mamãe Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *