Quantas horas dormir por dia (e por idade)

Por Gonzalo Ramirez – Psicólogo e Estudante de Medicina via Tua Saúde

Alguns dos fatores que dificultam o sono ou que impedem que o sono tenha qualidade são a ingestão de bebidas estimulantes ou energéticas, o consumo de alimentos pesados antes de dormir, a realização de exercício intenso nas 4 horas anteriores a ir dormir, ter vontade de ir no banheiro várias vezes durante a noite, ver televisão ou usar celular antes de dormir, ter um ambiente inadequado com muita luz, ou um colchão muito duro ou muito mole, entre outros.

Para ter uma boa noite de sono e ter um melhor rendimento durante o dia, aconselha-se fixar um horário para ir dormir e para acordar, utilizar uma roupa confortável, proporcionar um ambiente com uma temperatura adequada, sem muita luz e ruído, evitar ver televisão ou usar o celular antes de dormir e evitar comidas pesadas nas 4 horas antes de deitar.

Cada pessoa deve dormir entre 7 e 9 horas por dia para garantir uma boa saúde, mas estas horas estão indicadas para os adultos, devendo ser adaptadas de acordo com a idade de cada um. A tabela a seguir indica o número de horas que é necessário dormir, de acordo com a idade:

IdadeQuantidade de horas que deve dormir
Bebê dos 0 aos 3 meses14 a 17 horas por dia e noite
Bebê dos 4 aos 11 meses12 a 16 horas por dia e noite
Criança de 1 a 2 anos11 a 14 horas por dia e noite
Criança de 3 a 5 anos10 a 13 horas por dia e noite
Criança de 6 a 13 anos9 a 11 horas por noite
Criança de 14 a 17 anos8 a 10 horas por noite
Adultos a partir dos 18 anos7 a 9 horas por noite
A partir dos 65 anos7 a 8 horas por noite

O que acontece se não dormir o suficiente

Se a pessoa não dormir a quantidade de horas necessárias para descansar e acordar revigorado, isso chama-se insônia, quando não consegue pegar no sono, ou privação do sono, quando por algum motivo é impedida de dormir. E isso pode trazer consequências devastadoras para o organismo, como frequentes falhas de memória, cansaço excessivo, olheiras, envelhecimento, estresse e descontrole emocional.

Além disso as defesas do organismo podem ficar comprometidas e a pessoa tem tendência a ficar doente com maior frequência. E quando a criança ou adolescente não dorme o quanto deveria seu crescimento e desenvolvimento podem ficar prejudicados. Entenda Por que precisamos dormir e o que acontece com nosso corpo durante o sono.

Deixe um comentário