Seja por vaidade ou por cuidado com a saúde, a verdade é que é quase unânime o desejo de se ter dentes bonitos e saudáveis. O sorriso é o nosso cartão de visitas e é através dele que as pessoas formarão sua primeira impressão sobre nós. Dentes bem cuidados são uma ótima apresentação!
Mas do que é feito um belo sorriso? Além do sentimento por trás da ação, o que mais chama atenção do que vários pares de dentes bem branquinhos?
É normal que ao longo do tempo, quando começamos a envelhecer, os dentes comecem a perder o seu tom de branco natural, mas há agentes que podem acelerar ainda mais esse processo, já que podem deteriorar o esmalte.
Além dos famigerados cigarros, há uma série de alimentos que contribuem para que os dentes fiquem amarelados e muitas vezes nós nem imaginamos que são capazes disso. Confira a seguir, alguns dos principais alimentos que utilizamos no nosso dia a dia que contribuem para o amarelado dos dentes.
Alimentos que deixam os dentes amarelos
Café
Consumido por nove entre dez brasileiros, o famoso cafezinho, apesar de seus inúmeros benefícios, pode se tornar um vilão se não for consumido com moderação. Além de causar insônia, aumentar a ansiedade e até causar dependência, se consumido demasiadamente, a cor escura da bebida pode dar um tom cada vez mais amarelado aos dentes, já que eles possuem uma superfície porosa, que absorve com facilidade pigmentos de alimentos.
Chá
Considerada a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para o café, os chás podem ou não ter uma cor escura e consequentemente contribuir para o aparecimento de manchas nos dentes, vai depender do tipo de erva que for usada para preparar a bebida. Dependendo da infusão, ela pode manchar mais do que o próprio café, já que o chá possui uma substância chamada tanino, que apesar de ser benéfica para a saúde bucal, combatendo bactérias, inibindo a formação de placa dentária e evitando a deterioração dos dentes; ela também contribui para a mudança na cor do sorriso.
Molho de Tomate
Conhecido por dar uma nova cara para massas, carnes e vários tipos de alimentos, o molho de tomate pode não ser uma boa pedida para quem deseja ter dentes branquinhos. Além de sua cor forte, o condimento ainda possui altas concentrações de ácido, o que contribui não só para o amarelamento do sorriso, como também para o desgaste dos dentes.
Vinho Tinto
Considerado saudável desde que consumido com moderação, o vinho tinto, por ser produzido com uva, é rico em oxidantes e em outras substâncias que são consideradas amigas do coração, além de prevenir o envelhecimento da pele e prevenir alguns tipos de câncer. Infelizmente, por sua coloração forte, o consumo excessivo dessa bebida pode causar manchas ou tom amarelado nos dentes.
Fonte: Remédio Caseiro R7