Escrito por Paula Santos, Redação Minha Vida
Controlar a duração e os dias do ciclo menstrual não é importante apenas para quem pretende engravidar. Além de ajudar a manter um absorvente sempre na bolsa, acompanhar a menstruação é uma forma de conhecer o próprio corpo e como ele responde às alterações hormonais que ocorrem durante esse período.
Nos dias atuais, não é preciso fazer anotações em um caderno ou utilizar a famosa tabelinha para ter esse controle. Isso porque existem diversos aplicativos que não apenas calculam o ciclo, mas também ajudam a identificar a chegada do período fértil e da tensão pré-menstrual (TPM).
Confira a seguir uma lista de aplicativos gratuitos e disponíveis para os sistemas operacionais Android e IOS para calcular a menstruação:
1- Clue
O Clue se tornou um dos aplicativos mais famosos sobre menstruação. Além de prever o início do próximo ciclo, ele calcula o período de ovulação e TPM. Também é possível registrar a intensidade do sangramento, as emoções durante os dias (como estresse ou felicidade), a aparência da pele (acne ou oleosidade), dores no corpo e as atividades sexuais praticadas.
O aplicativo também permite ativar lembretes de quando o próximo ciclo irá iniciar, se tornando um dos meios mais completos de controle menstrual.
2- Calendário menstrual (Meu Calendário)
O aplicativo é extremamente visual e colorido, considerado um dos mais fáceis de se usar. Nele, é possível registrar as relações sexuais praticadas no mês, se o orgasmo foi atingido, variações de humor, peso e outros sintomas. Também é possível escolher quantos dias antes da menstruação o aplicativo deve enviar um lembrete.
3- Maia
Após calcular seu ciclo, o aplicativo indica, através de cores, qual é o período mais propenso para se engravidar e qual possui menos chances. O Maia também disponibiliza dicas diárias sobre como lidar com o período menstrual, explicando as mudanças que estão acontecendo no corpo. Além disso, também é possível registrar sentimentos e sintomas.
4- LoveCycles
O calendário do LoveCycles é bastante detalhado, registrando os sintomas diários da usuária. Além do lembrete sobre a chegada da menstruação, o aplicativo também emite uma notificação sobre o método anticoncepcional escolhido. Através do histórico de uso, ele prevê possíveis mudanças de humor e sintomas.
5- Sai Cólica
O principal diferencial do aplicativo são os jogos disponíveis para aliviar o estresse causado durante a TPM e as dores da cólica. O Sai Cólica também apresenta uma previsão de quando será o próximo ciclo menstrual e permite que sejam feitos registros sobre o fluxo atual.
6- Period Tracker
Além dos registros sobre menstruação, ovulação e fertilidade, também é possível exportar os registros feitos no aplicativo para um e-mail, permitindo que os dados sejam compartilhados durante uma consulta médica, por exemplo. Outro diferencial do Period Tracker é a possibilidade de registrar as mudanças de peso e temperatura durante o ciclo.
7- Womanlog
O aplicativo apresenta a previsão dos próximos ciclos e o registro de sintomas diários sentidos pela usuária. O Womanlog também permite que informações sobre o uso de pílula anticoncepcional sejam registradas, além de disponibilizar o “modo gravidez” para ativação.
8- Flo
Através do aplicativo, é possível acompanhar informações que vão além do ciclo menstrual, como a quantidade de atividades físicas praticada no dia e o nível de hidratação do corpo. Em casos de gravidez, o Flo também permite que o dia a dia da gestação seja acompanhado de perto.
9- Glow
O controle menstrual disponível no aplicativo exibe um gráfico indicando os dias com um maior pico de fertilidade, auxiliando quem possui interesse em engravidar ou evitar uma gestação. O Glow também indica cuidados diários que podem ser tomados para amenizar os sintomas negativos que acompanham a menstruação.
10- OvuView
A versão gratuita do aplicativo exibe um calendário menstrual com registros de informações sobre humor, sintomas e lembrete para o uso da pílula anticoncepcional. Já com o modelo pago do OvuView, é possível ativar o modo “gravidez” ou “evitar gravidez”, controlando o ciclo de maneira mais específica.