O QUE É
Também conhecida como varizes do saco escrotal, a varicocele é a dilatação anormal das veias dentro do escroto, a bolsa que detém os testículos.
A varicocele está associada à infertilidade masculina. Segundo dados, 2/3 dos portadores de varicocele são inférteis. Também pode causar atrofia testicular.
A falta de hábito dos homens em realizar consultas periódicas agrava os problemas causados pela varicocele. Quando diagnosticada e tratada precocemente, tem grandes chances de cura.
DIAGNÓSTICO
O exame físico é o primeiro passo para o diagnóstico. Se a averiguação da região escrotal for inconclusiva, o médico poderá solicitar exames específicos como o ultrassom escrotal.
Outros testes complementares ajudam no diagnóstico, entre eles o eco-doppler colorido, que confirma a suspeita do exame clínico.
FATORES DE RISCO
O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue. Isso causa inchaço e alargamento das veias, formando as varizes, como ocorre nas pernas.
É uma condição mais comum em homens entre 15 e 25 anos, sendo a idade o único fator de risco associado ao problema. Pesquisas têm relacionado o surgimento dessas varizes também ao excesso de peso, mas a relação ainda não foi comprovada.
O surgimento súbito de varicocele em homens mais velhos pode estar associado a um tumor renal que bloqueia o fluxo de sangue.
PREVENÇÃO
A varicocele não pode ser prevenida. No entanto,é preciso atenção médica para prevenir o avanço das varizes e complicações como a infertilidade.
É importante consultar um urologista para saber como tratar o problema, principalmente quando causa dores.
SINTOMAS
A varicocele, geralmente, é uma condição indolor. No entanto, em alguns casos a dor pode se manifestar principalmente após a prática de exercícios físicos e melhorará se o homem se deitar de costas. A dor também varia de intensidade ao longo do dia.
Com o tempo, se não tratada, as varizes podem aumentar de tamanho e manifestar sinais de atrofia testicular e infertilidade.