Os brasileiros estão com hábitos mais saudáveis. A prática de atividade física no tempo de lazer aumentou 24,1% nos últimos oito anos. Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2017, do Ministério da Saúde.
De acordo com a pesquisa, os locais que tiveram maior aumento entre homens que praticam atividade física no tempo livre (equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana) foram Macapá (57,1%), São Luís (54,1%) e Distrito Federal (53,8%). Entre as mulheres, as maiores frequências foram observadas no Distrito Federal (45,9%), Palmas (41,9%) e Curitiba (37,7%).
Qual a melhor atividade física?
A escolha da atividade física é uma questão bem pessoal. Não existe um tipo de atividade física ideal para todo mundo. As preferências de cada indivíduo são fundamentais para a adesão e a continuidade da prática esportiva. Cada pessoa deve escolher o exercício de sua preferência para que haja motivação.
Às vezes, pode acontecer da pessoa não se adaptar de cara na primeira escolha, mas é importante não desistir de praticar atividade física e experimentar outras modalidades, até encontrar o que é mais prazeroso.
Pesquisa do Ministério do Esporte mostra que é comum abandonar os exercícios físicos, principalmente quando se tem entre 16 e 24 anos (45%). As maiores alegações para deixar de lado a atividade física foram a falta de tempo ou substituição por outras prioridades.
Sabendo disso, selecionamos 5 dicas para te motivar a não desistir. Estar em constante movimento é manter-se saudável. E saúde deve sempre ser uma prioridade.
1. Mantenha a hidratação
Consuma no mínimo dois litros de água diariamente. Hidrate-se antes, durante e depois do exercício físico.
2. Proteja-se do sol
Evite a radiação solar. Pratique esporte nos horários adequados para não ter desidratação ou até mesmo câncer de pele. Faça uso de protetor solar sempre, mesmo se o dia estiver nublado. Abuse de viseiras, óculos escuros, roupas com proteção UHV e bonés.
3. Vista-se adequadamente
Cada modalidade esportiva requer uma roupa especial. Uma vestimenta inadequada pode provocar danos como movimentos incorretos durante a atividade, má postura, dores e muito mais. Use sempre calçado confortável e roupas cômodas.
4. Alongue-se
É importante fazer alongamento antes da atividade física, para preparar o corpo para o exercício, e depois, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.
5. Não se automedique
Ao sentir qualquer alteração ou desconforto no corpo, durante ou após uma atividade física, suspenda a atividade imediatamente e procure um médico.
Fonte: Saúde Brasil