10 benefícios do vinagre de maçã e como consumir

Por Equipe Editorial via Tua Saúde

O vinagre de maçã pode ser uma opção natural para controlar doenças como diabetes, a diminuir o colesterol ruim, além de melhorar a digestão e auxiliar no tratamento de problemas de pele como a acne. O vinagre de maçã também pode ser indicado para quem deseja emagrecer, porque aumenta a sensação de saciedade e o gasto de calorias. 

Além disso, o vinagre de maçã é rico em polifenóis, que são poderosos antioxidantes que protegem as células contra alterações que desencadeiam doenças cardiovasculares e envelhecimento.

No entanto, o uso de vinagre de maçã diretamente na pele pode causar queimadura na pele em alguns casos, dependendo da concentração do ácido. O ideal é sempre consultar um profissional de saúde, especialmente se for para prevenir ou tratar algum problema de saúde. 

Assim, os principais benefícios do vinagre de maçã são:

1. Ajuda a emagrecer

O vinagre de maçã possui ácidos na sua composição, como ácidos acético, fórmico, lático e málico, além de compostos polifenólicos, que podem ajudar na perda de peso porque diminuem a absorção de carboidratos pelo intestino, reduzem os picos de insulina após a alimentação e os níveis de glicose no sangue.

Além disso, o vinagre de maçã aumenta a sensação de saciedade, o gasto calórico e a queima de gordura e reduz o acúmulo de gorduras nas células.

Veja como usar o vinagre de maçã para emagrecer.

2. Trata o refluxo gastroesofágico

Embora o vinagre de maçã seja ácido, ele pode ajudar a equilibrar o pH do estômago e melhorar os sintomas do refluxo gastroesofágico como azia, sensação de queimação no estômago, formação de gases no estômago que levam a pessoa a arrotar, inchaço abdominal e produção de muco.

Isso acontece porque os ácidos presentes no vinagre de maçã ajudam corrigir a acidez do estômago o que permite maior controle e regulação da acidez. 

3. Ajuda a controlar a diabetes

Alguns estudos mostram que o vinagre de maçã pode ser um importante aliado no tratamento da diabetes por:

  • Reduzir o esvaziamento gástrico;
  • Diminuir o pico de glicemia após as refeições;
  • Diminuir a absorção de carboidratos pelo intestino;
  • Reduzir a produção de glicose pelo fígado;
  • Melhorar a ação da insulina;
  • Reduz a resistência à insulina.

É importante ressaltar que o vinagre de maçã pode ser usado para auxiliar o tratamento do diabetes junto com uma alimentação saudável para que se possa obter o controle da glicemia.

4. Melhora a digestão

O vinagre de maçã é rico em ácidos, como o ácido acético e clorogênico, que ajudam na digestão dos alimentos, além de proteger o estômago e facilitar a digestão. 

Outros benefícios do vinagre de maçã são aumentar a sensação de saciedade e reduzir a sensação de estômago pesado após as refeições.

5. Protege contra doenças cardiovasculares

O vinagre de maçã auxilia na redução do colesterol ruim e dos triglicerídeos que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou aterosclerose. 

Além disso, o vinagre de maçã possui polifenóis que têm efeitos antioxidantes que ajudam no controle da pressão arterial e também reduzem o risco de derrame.

6. Protege o fígado

Os ácidos gálico, clorogênico, málico, lático e cítrico presentes no vinagre de maçã ajudam o bom funcionamento do fígado e reduzem o acúmulo de gorduras no fígado, conhecido cientificamente como esteatose hepática. Confira quais os sintomas de esteatose hepática

7. Reduz o desenvolvimento de fungos e bactérias

Alguns estudos científicos mostram que o vinagre de maçã possui propriedades antimicrobianas reduzindo a multiplicação de fungos e bactérias como:

  • Candida albicans que causa candidíase oral e vaginal;
  • Escherichia coli que causa infecção urinária e gastrointestinal;
  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;

Apesar dos efeitos antimicrobianos do vinagre de maçã, ainda são necessários estudos da dieta com vinagre de maçã em humanos que comprovem esse benefício.

8. Aumenta o brilho do cabelo 

O vinagre de maçã também pode ser usado no cabelo para conferir mais brilho e luminosidade e para isto pode-se lavar e amaciar o cabelo, como se faz habitualmente, e no final do processo aplicar o vinagre de maçã diretamente nos fios. Outra forma de usar é colocar meio copo de vinagre de maçã e depois misturar com água até encher um copo, e depois aplicar em todo cabelo. Secar a seguir.

Além disso, o vinagre de maçã é um ótimo remédio caseiro contra caspa pois confere uma limpeza do couro cabeludo.

9. Retarda o envelhecimento

Os polifenóis presentes no vinagre de maçã possuem propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação e, por isso, melhora a qualidade da pele e ajuda a retardar o envelhecimento.

10. Combate a acne

O vinagre de maçã tem os ácidos acético, cítrico, lático e succínico na sua composição que têm ação antimicrobiana contra a bactéria Propionibacterium acnes, responsável por causar acne na pele. 

No entanto, por conter muitos ácidos, o vinagre de maçã não deve ser aplicado puro na pele pois pode causar queimaduras. A melhor forma de usar o vinagre de maçã na pele é fazer uma solução com 1 colher do vinagre de maçã em 1 copo de água e aplicar no rosto.

No entanto, ao aplicar a solução do vinagre de maçã no rosto e tiver sensação de queimação na pele, lavar imediatamente o rosto com água e sabonete neutro e, neste caso, deve-se interromper o uso do vinagre de maçã na pele. A solução de vinagre de maçã não deve ser usada em peles sensíveis e em machucados ou feridas abertas. 

Como utilizar o vinagre de maçã

Algumas formas de utilizar o vinagre de maçã para aproveitar seus benefícios são: 

  1. Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 a 2 colheres de sopa do vinagre de maçã em um copo de água e beber 20 minutos antes do café da manhã, do almoço ou do jantar. É importante lavar a boca com água após beber a solução de vinagre de maçã e, para prevenir o desgaste do esmalte dos dentes, deve-se escovar os dentes 30 minutos após beber a solução de vinagre de maçã;
  2. Consumir na alimentação: pode-se colocar o vinagre de maçã diretamente ou fazer a solução de vinagre de maçã e colocar em saladas verdes para consumir;
  3. Passar na pele: deve-se diluir 1 colher de vinagre de maçã em um copo de água, colocar um pouco dessa essa solução em um pedaço de algodão e passar no rosto limpo e seco. Deixar agir por 5 a 20 segundos e lavar o rosto novamente. Isso ajuda a curar a acne inflamada e a desobstruir os poros. A seguir, deve-se secar a pele e aplicar um creme hidratante de uso diário, com protetor solar incorporado. 

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios, o vinagre de maçã deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como fazer o vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser feito em casa utilizando apenas maçãs e um pouco de água, sendo, portanto, o mais natural possível. 

É recomendado, de início, usar 2 maçãs grandes, que devem ser lavadas, descascadas e terem suas sementes retiradas para que possam ser cortadas em pedacinhos. Depois deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Colocar as maçãs picadas no liquidificador e acrescentar um pouco de água para evitar que apodreçam. A quantidade de água varia de acordo com a quantidade de maçã utilizada, sendo normalmente recomendado acrescentar água até que pelo menos metade das maçãs esteja coberta;
  2. Bater no liquidificador até que as maçãs estejam completamente trituradas;
  3. Colocar em uma garrafa de vidro, tampar e deixar longe do sol em temperatura ambiente (de preferência entre 18 e 30ºC) por 4 a 6 semanas. É importante encher só a metade da garrafa para que a fermentação possa acontecer sem qualquer problema;
  4. Depois desse tempo, colocar em um recipiente largo tipo tapperware de vidro e sem tampa, cobrir com um pano limpo e deixar ao sol por cerca de 3 dias.

Depois de ficar no sol, o vinagre de maçã deve ser filtrado e colocado em uma garrafa de vidro escura, já podendo ser utilizada.

Possíveis efeitos colaterais

O vinagre de maçã quando consumido em grandes quantidades e por período de tempo prolongado pode causar efeitos colaterais como náuseas e vômitos, queimadura na garganta, dificuldade de digestão, redução da quantidade de potássio no sangue, perda óssea e osteoporose, além de danificar o esmalte dos dentes.

Quem não deve usar

O vinagre de maçã não deve ser consumido por quem tem alergia ao vinagre de maçã ou por pessoas em tratamento com o medicamento digoxina ou diuréticos como furosemida ou hidroclorotiazida, por exemplo, pois podem reduzir os níveis de potássio no sangue e causar fraqueza muscular, cãibra, paralisia ou arritmia cardíaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *