Ter problemas na tireoide pode engordar?

Por Dr.ª Clarisse Bezerra – Médica de Saúde Familiar via Tua Família

A tireoide é uma glândula muito importante do organismo, pois é responsável por produzir dois hormônios, conhecidos como T3 e T4, que regulam o funcionamento de vários mecanismos do corpo humano, desde os batimentos do coração, até os movimentos do intestino e, inclusive, a temperatura corporal e o ciclo menstrual, na mulher.

Dessa forma, qualquer alteração na tireoide pode facilmente afetar o funcionamento de todo o corpo, causando vários sintomas desagradáveis como prisão de ventre, queda de cabelo, cansaço e dificuldade de concentração, por exemplo.

Outro sinal muito comum de problemas na tiroide são as fáceis variações de peso, que não parecem estar relacionadas a outros fatores, como alimentação ou nível de atividade física. Confira 7 sinais e sintomas comuns de problemas na tireoide.

Ter problemas na tireoide pode engordar?

Porque problemas na tireoide podem engordar

Uma vez que a tireoide tem o papel de regular o funcionamento de vários órgãos do corpo e até de influenciar a temperatura corporal, esta glândula é capaz de afetar o metabolismo, que é a quantidade de energia que o organismo gasta durante o dia para se manter funcionando. A taxa de metabolismo varia de acordo com a alteração na tireoide:

  • Hipertireoidismo: o metabolismo pode estar aumentado;
  • Hipotireoidismo: geralmente o metabolismo está diminuído.

Pessoas com um metabolismo aumentado têm tendência a perder peso, porque gastam mais energia e calorias durante o dia, já pessoas com um metabolismo diminuído, tendem a aumentar de peso mais facilmente.

Dessa forma, nem todos os problemas na tireoide engordam, sendo que isso é mais frequente quando a pessoa sofre de alguma condição que causa hipotireoidismo. Ainda assim, pessoas que estão fazendo tratamento para hipertireoidismo também podem sofrer com algum aumento do peso, já que seu metabolismo será diminuído por efeito do tratamento.

Como identificar o hipotireoidismo

Além de poder causar ganho de peso, o hipotireoidismo também causa outros sintomas que podem levar a pessoa a suspeitar dessa alteração na tireoide, como dor de cabeça frequente, cansaço fácil, dificuldades de concentração, queda de cabelo e unhas frágeis. Veja mais sobre o hipotireoidismo, seus sintomas e diagnóstico.

No entanto, o diagnóstico de hipotireoidismo só pode ser feito através de exames de sangue que medem as concentrações dos hormônios produzidos pela tireoide, T3 e T4, assim como do hormônio TSH, que é produzido no cérebro e que é responsável por estimular o funcionamento da tireoide. Pessoas com hipotireoidismo normalmente apresentam valores de T3 e T4 abaixo do normal, enquanto o valor de TSH está aumentado.

O que fazer para evitar o ganho de peso

A melhor forma de combater o ganho de peso por alterações na tireoide é identificar o problema e iniciar o tratamento adequado, pois assim será possível equilibrar o funcionamento da tireoide e de todo o metabolismo corporal.

No entanto, diminuir a quantidade de calorias ingeridas na alimentação, assim como aumentar o gasto energético através de exercício físico diário também são essenciais para ajudar a manter o peso corporal. De qualquer forma, essas orientações devem ser sempre feitas pelo médico que está fazendo o tratamento do problema na tireoide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *