Perguntas e Respostas sobre a doação de sangue

 

Existem algumas doenças que impedem a doação de sangue?

Sim. Doenças infecciosas, como a gripe, e inflamatórias, como aquelas que atacam o intestino, exigem que a doação seja postergada para outra data. Em caso de dúvida, converse com o profissional de saúde do hemocentro para saber se tudo está ok.

E o que eu preciso levar no dia da doação?

Apenas um documento original com foto.

Eu fiz uma cirurgia recentemente. Posso doar sangue?

Você deve esperar 72 horas para doar sangue após uma extração dentária. Operações simples, como apendicite e retirada de varizes, pedem 3 meses. Procedimentos mais complexos, como a remoção da tireoide ou de um rim, meio ano. Caso você tenha passado por uma transfusão de sangue ou fez uma tatuagem, é importante aguardar por um ano.

E quanto tempo eu tenho que esperar entre uma doação e outra?

Os homens podem visitar o banco de sangue a cada 60 dias. Já as mulheres devem aguardar três meses.

E depois de doar sangue? Devo seguir alguma recomendação médica?

Sim. Evite esforços físicos, beba bastante água, não fume por duas horas e evite ingerir álcool pelo resto do dia. Também é importante não praticar esportes radicais, como paraquedismo ou mergulho, ou dirigir veículos de grande porte.

A taxa de doações no Brasil é baixa?

De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, os brasileiros produzem 3,6 milhões de bolsas de sangue todos os anos. Isso significa que 1,8% da população é doadora. Nós estamos dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde: eles pedem que 1 a 3% do país tenha o costume de deixar a sua contribuição nos hemocentros. Mas os especialistas garantem que esse número precisa subir. Que tal ser um doador de sangue?

Fonte: Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *