Dicas que ajudarão a cuidar dos dentes com aparelho

Usar aparelhos dentais é um desejo de muitos adolescentes e adultos que desejam de uma vez por todas alinhar os dentes e deixar o sorriso mais atraente. Entretanto, aqueles que se submetem aos tratamentos ortodônticos sabem que cuidar da higiene bucal neste período não é tarefa simples.

“É preciso redobrar a atenção com a higienização após a instalação do aparelho ortodôntico. A escovação fica mais difícil e demorada com o aparelho, mas não pode ser negligenciada”, alerta a cirurgiã-dentista Natália Bomtempo, membro do Conselho de Odontologia de Minas Gerais, Brasil.

 Para manter a higiene bucal adequada durante este período e não atrapalhar o tratamento, seguir estas três dicas é fundamental:
  • Tenha uma escova de dentes especial: existem escovas de dentes específicas para aqueles que usam ortodontia, com uma fileira central com cerdas mais curtas com as quais você pode alcançar todas as áreas da boca.

 

  • Usar o fio dental todos os dias: Nem sempre será uma tarefa fácil a utilização de fio dental por portadores de aparelho fixo, mas essa é uma necessidade fundamental para evitar a gengivite, problema muito comum em quem usa aparelho fixo e, até mesmo lesão de cárie. Para isso, existe um instrumento chamado passa-fio, que nada mais é uma espécie de agulha que se prende ao fio dental e facilita sua passagem pelos dentes.

 

  • Não se esqueça do enxaguante bucal: o enxaguante bucal é importante para remover qualquer alimento restante que possa ter ficado alojado nos dentes ou no aparelho dental.

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *