Compare: capuccino e chocolate quente

Quando as temperaturas caem, as duas bebidas ficam mais atrativas do que nunca. Para a nutricionista clínica Savannah Engracia Garcia, de Ribeirão Preto (DP), na dúvida, melhor se deliciar com o chocolate quente – mas feito com cacau em pó. “Ele tem mais cálcio, que é essencial para a saúde óssea, e vitamina A, importante para visão, pele e imunidade”, justifica.

Para cada duas xícaras de chá de leite, ela sugere usar duas colheres de sopa do pó do cacau. O achocolatado fica em segundo plano pela doçura excessiva. “Em alguns produtos, o açúcar chega a representar 90% de fórmula”, alerta a nutricionista.

Prefere capuccino? Ele também tem suas virtudes, afinal, é feito com café – e, a gosto do freguês, uma pitada de canela. Assim, a bebida oferece cafeína, substância estimulante que, na dose certa, traz benefícios ao organismo. Savannah indica tomá-lo de manhã ou antes dos exercícios. Assim, não atrapalha o sono e dá gás na malhação.

A tabela nutricional das duas bebidas

Energia

Capuccino – 67 cal

Chocolate quente – 137 cal

Gorduras

Capuccino – 0,16 g

Chocolate quente – 1,3 g

Carboidratos

Capuccino – 5,3 g

Chocolate quente – 23,4 g

Cálcio

Capuccino – 251 mg

Chocolate quente – 104 mg

Proteínas

Capuccino – 9,3 g

Chocolate quente – 3,1 g

Vitamina A

Capuccino – 123 mg

Chocolate quente – 59 mg

(Os valores se referem a uma xícara ou copo de 200 mililitros das bebidas)

Placar SAÚDE

Capuccino 3 x 3 Chocolate quente

Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/UNICAMP) e Tabela de Composição de Alimentos (de Sonia Tucunduva Philippi, 2013)

Fonte: Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *